Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Erecções 2009

Erecções 2009

12
Set09

Casa cheia para o derby

Filinto

A poucas horas do início do jogo, os dois treinadores estão em estágio.

 

Numa instalação hoteleira da capital, José Sócrates está desde ontem de madrugada. O primeiro-ministro comeu croissanzinhos afrancesados ao pequeno-almoço juntamente com uma embalagem concentrada de L. Casei Imunitáss, café e um sumo de frutos vermelhos. Sócrates deu depois um passeio pelo centro de estágio (que é um café castiço, com pescadores à linha do Tejo) para um treino de adaptação ao ambiente. O almoço será reforçado, ao início da tarde, e seguem-se umas horas, em que o treinador que joga em casa deverá fazer outras cenas.

 

Manuela Ferreira Leite continua confiante na vitória e por isso, logo pela manhã, optou por um bruching leve, com chá e scones. Seguiu-se uma visita à família e um passeio pelo shopping, onde, segundo a SIC, terá ido às compras e ao cabeleireiro, "aquilo que as mulheres gostam de fazer ao sábado de manhã". Fontes não confirmadas dizem que terá passado em direcção ao Estádio do Belenenses, mas não souberam afiançar mais (talvez ir ao Museu dos Coches com a família) . Um blog noticiava no entanto que Manuela Ferreira Leite tinha ido de facto ao Shopping e tinha encontrado Francisco Louça na fila do supermercado, onde este fora fazer as compras da semana.

 

Mas vamos ao que interessa. Ainda sem confirmação, o Erecções avança com a aposta nas equipas de argumentos que se defrontam logo.

 


 

Do lado de Sócrates, a formação avança no consagrado ló-zângulo; mantém-se no ataque Fim da Crise, pela esquerda, e Todos Contra o PS, pela direita, apoiados por Atitude- de-Manuela-Ferreira-Leite, que irá permitir ao Primeiro-Ministro distribuir jogo e manter a defesa alta, muito pressionante.

 

Embora reconheça que MFL esteja a jogar em contra-ataque, Sócrates promete atacar pelos dois flancos, muito móveis e que podem avançar em conjunto: pela esquerda, avança Madeira, mais adiantado devido à presença de MFL lá por estes dias, e mais recuado Salário Mínimo (podendo ser substituído por outras gaffes de direita de MFL). No flanco direito, o já veterano Estabilidade continua a assumir as despesas do ataque, acompanhado, mais atrás, por Reformas (escolhido em detrimento de Segurança Social, que tanto pode jogar à esquerda como à direita, mas que começa no banco).

 

No eixo da defesa de Sócrates estará naturalmente Educação e Investimento Público, apoiados pelo frágil trinco Desemprego. Na baliza, caso MFL consiga fazer passar os seus homens, estará, aos 48 anos (um caso de longevidade mesmo na mais recuada posição no terreno) Salazar.

 

 

MFL em contra-ataque

A responsável do banco do PSD optou, segundo as nossas contas, por uma equipa mais recuada, onde o peso do defesa-central Cavaco impera, assim como a capacidade técnica dos irmãos Verdade.

 

Assim, Manuela Ferreira Leite deverá a apresentar na baliza, para defender os mais bem conseguidos ataques de Sócrates, Asfixia.

 

Na Defesa, à direita, o perigo de Coligação de Esquerda (um ala defensivo muito móvel e que gosta de subir para o ataque) e na esquerda Caos (um defesa muito duro e que nem sempre joga dentro da lei), sustentados por dois centrais que se completam: o fixo e arrogante Cavaco, muito parecido com Jorge Costa, e o ágil Programa, que joga muito bem na dobra.

 

À frente da defesa – Manuela Ferreira Leite apostou por um modelo 4x2x3x1 recuado – ficam PME e o defensivo Verdade, capaz de cortar o jogo de ataque de Sócrates. Mais avançados, na direita o peso de Estado e à esquerda Professores, ficando a via livre no centro do terreno para MMG/TVI, muito rápido no contra-ataque, mas muitas vezes inconsequente. Aliás a finalização será o principal engulho da equipa laranja, pois na frente Manuela Ferreira Leite tem o outro irmão Verdade, que embora seja muito móvel e esguio, é um bocado brinca na areia e inconsequente nas suas acções.

 

 

Temos um jogo interessante em perspectiva, com vantagem para a equipa rosa, mas o consolidado sistema de 4x2x3x1 utilizado em Portugal durante muitos anos por treinadores de bigode pode ainda valer qualquer coisa.

.
 

7 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D